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e-mail marketing

Esqueça a ideia de que as pessoas não leem e-mails

Por que usar e-mail Marketing?

Motivos concretos para fazer Email Marketing

São aquelas ações diretamente ligadas ao ato de enviar uma campanha de Email Marketing.

Veja algumas estratégias e análises diretamente mensuráveis a cada envio.

1. Alcance

Apesar do preconceito, o email é a atividade mais comum dentro da internet. E esse potencial deve ser explorado ao máximo.

Quando você cria sua própria base de contatos ao longo do tempo, você tem a possibilidade de interagir com um número alto de pessoas com um custo muito baixo. Esse alcance não deve ser ignorado nas suas estratégias de marketing.

2. Segmentação

Da mesma forma que existe a possibilidade de um alto alcance, ao construir sua própria base de emails você tem a possibilidade de segmentar os Leads com base em diversas informações, como interesse, localidade, produto ou serviço consumido, ticket médio e qualquer outra informação que você armazenou ligada a determinado email. E, quanto mais segmentada for sua base, melhor será sua comunicação.

Você pode criar campanhas para quem consumiu determinado produto, oferecendo algo complementar. Pode também ter ações específicas com um público de determinada localidade ou até ter comunicações relacionadas ao tipo de conteúdo que esses Leads consumiram previamente.

Com certeza essa é uma razão essencial para utilizar Email Marketing! Afinal, não faz sentido enviar um email vendendo uma bola de futebol para um contato que comprou a camiseta de um time de basquete, no caso de um ecommerce de materiais esportivos.

3. Personalização

Uma das boas práticas no relacionamento com seus Leads por email é ter uma comunicação personalizada e pessoal. Faz muita diferença receber um email em que você é chamado pelo nome e cujo remetente já sabe a cidade onde você mora ou o produto que foi consumido anteriormente.

Com o envio de campanhas de Email Marketing você tem essa possibilidade! Utilizar variáveis ao longo do seu email torna personalizada aquela sua mensagem genérica com base nas informações de cada Lead.

Isso com certeza traz mais engajamento para os seus emails, seu conteúdos, seu site e sua marca. As pessoas gostam de se relacionar com outras mais próximas e esse detalhe pode fazer a diferença entre abrir o seu email ou marcá-lo como spam.

4. Automação

Uma estratégia de automação possibilita um ganho de produtividade muito grande. Utilizar Automação de Marketing é a saída para que você envie aquele email certo, para a pessoa certa, no momento certo.

Você pode criar automações baseada em ações prévias do Lead, como ter baixado determinado material ou ter respondido algo importante em uma Landing Page anterior.

Mas também pode ter automações baseadas em ações feitas no próprio email, como o simples fato de ter aberto a mensagem ou ter clicado em algum link específico.

Combinando esses fatores à personalização dos emails e segmentações de Leads, a automação contribui muito para o engajamento do seu público.

5. Teste A/B

Quando estamos falando de Marketing Digital, testar fará sempre parte das suas ações. E no envio de emails não é diferente!

Como saber qual o melhor horário ou dia da semana? Existem vários estudos, mas o mais importante é você testar com seu público.

A possibilidade de realizar testes A/B com um mesmo envio de email é, sem dúvida, um motivo muito forte. Testar assuntos, horários ou até um corpo do email diferente fará com que você conheça cada vez melhor a sua base de Leads.

6. Análise de Métricas/ROI

Ao enviar um email por conta própria, um dos maiores problemas é conseguir analisar o resultado dessa ação.

Você não consegue saber quantos emails foram entregues, qual a quantidade de emails abertos ao certo e muito menos a taxa de cliques nos links da sua comunicação.

Sem mensurar esses resultados fica quase impossível calcular o retorno que essa ação trouxe. E não existe uma ação de marketing correta se você não analisar o resultado obtido.

Ao utilizar uma plataforma como o RD Station Marketing, você terá acesso a essas métricas de Email Marketing em poucos cliques. E isso com certeza trará insights de melhorias e uma análise sobre o retorno dessa ação para o seu negócio.

Em uma campanha de Email Marketing, algumas das métricas mais importantes para se analisar são taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de clique. Fora a possibilidade de poder isolar emails inválidos, descadastros e saber quem marcou você como spam.

Motivos secundários para fazer Email Marketing

Confira alguns motivos que exigem outras ações simultâneas além do envio de Email Marketing:

7. Aumento de vendas

Muitas empresas não sabem que já possuem Leads e mantêm sua base de contatos esquecidas e sem relacionamento. Ao aproveitar esse potencial e iniciar (ou retomar) uma estratégia de envio de ofertas por email você poderá impactar clientes quem nem lembravam mais de sua empresa.

Ao enviar um Email Marketing você corre o risco de receber uma resposta de um cliente, um pedido de orçamento, ou cliques num link que redireciona os Leads para comprar no seu site.

O aumento das vendas acaba sendo uma consequência de uma boa estratégia de envios, conteúdos e relacionamento. Afinal compramos daqueles fornecedores de quem lembramos.

8. Fidelização/relacionamento

Manter o relacionamento com seus clientes é essencial para que se tornem fiéis à sua empresa. Independentemente daquilo que você vende, o pós-venda é uma ação necessária para manter seus clientes satisfeitos, lembrando de você na hora de comprar novamente.

Por meio de campanhas de email você consegue isso! Mas é importante estar atento a outros pontos, como uma boa experiência de compra, um serviço/produto de qualidade, estratégias de comunicação e posicionamento adequadas, além de ter um suporte adequado para seu cliente. Clientes satisfeitos falam bem de você!

9. Redução de custos de marketing

Ter um estratégia de nutrição dos seus Leads e clientes, de forma cada vez mais segmentada, permite ter uma comunicação mais assertiva e relevante com seu público.

Por isso boas campanhas de email são essenciais na redução do seu ciclo de venda, atuando na redução dos custos do seu setor de marketing.

10. Sazonalidade

Como dito no início desse post, muitas pessoas pensam que precisam investir cada vez mais nas redes sociais e afins.

Claro, não se pode ignorar esses canais. O problema é que redes sociais estão muito sujeitas a estarem na moda. Se você depende de uma única rede social, o que acontece se ela acabar de um dia pro outro? Ou se por acaso “sair de moda”?

Salvo algumas opções bem segmentadas para um nicho de mercado, uma rede social sem audiência não contribui muito com a divulgação da sua empresa. Essa sazonalidade que existe na internet acaba não afetando diretamente quando se utiliza de Email Marketing.

Conclusão

O segredo é atuar em um canal em que você tenha um grande alcance, segmentado em perfis e interesses e personalizado de forma automática e escalável, em que você possa testar e analisar seus resultados.

E, claro, que contribua para o aumento das vendas, gere fidelização de clientes, reduza seus custos e que não saia de moda. Esse é o Email Marketing!

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