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O que é o design editorial?

Esse campo do design trata-se do planejamento, criação e execução de projetos gráficos de editoração. O alinhamento adequado entre design e texto é essencial em qualquer projeto de conteúdo. Quanto melhor a informação for apresentada e organizada, mais o espaço de publicação é aproveitado de forma estratégica, facilitando o engajamento e compreensão do leitor.

Através dos princípios do design editorial, as marcas expressam seu próprio estilo e atraem a atenção visual de sua audiência de forma eficaz, através da criação de layouts atraentes, da otimização de espaço em uma página, da escolha adequada de fontes e da boa integração de imagens com a escrita.

Os veículos que incluem as técnicas do design editorial em sua produção não são apenas impressos.

Jornais, revistas, livros, cartilhas e periódicos costumavam ser os veículos protagonistas do design editorial, mas os tempos estão mudando, e é provável que nossos sucessores mal conheçam ou saibam o que é uma banca de revistas no futuro.

Hoje em dia, os veículos que incluem as técnicas do design editorial em sua produção não são apenas impressos, mas também aplicativos, blogs, e-books, dispositivos móveis, sites de notícias e conteúdos digitais em geral.

O design editorial é o principal elemento na construção da identidade visual de uma empresa.

A identidade visual de qualquer marca é um compilado de elementos criativos que a representa esteticamente. Sendo assim, esse conjunto deve consistir em muito mais do que apenas um logotipo bonito, mas ser uma representação das principais características da empresa. Para isso, deve estar alinhada aos objetivos da organização e o posicionamento desejado no mercado.

Ele é o responsável pela determinação da linguagem de comunicação da marca, que é o vínculo necessário para atração e fidelização do leitor. Ele que definirá as características visuais de todas as representações gráficas da empresa. Sendo assim, os detalhes na elaboração desse projeto são capazes de definir o sucesso (ou fracasso) do produto/serviço oferecido em um mercado cada vez mais competitivo.